Artesãos do Norte do Estado expõem na Feira da Sapatilha Imprimir E-mail
Cultura
Ter, 26 de Julho de 2011 08:22

Artesãos de várias cidades da região, incluindo Itapoá, expõem na Feira da Sapatilha, em Joinville.Mais de 150 artesãos de Joinville e Região estão expondo seus trabalhos na Feira da Sapatilha, que acontece até o dia 30, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen, durante o 29º Festival de Dança. Através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville com o Instituto Festival de Dança, a exposição reúne peças de artesanato produzidas por profissionais de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul.

Para a vice-presidente da Associação de Empreendedores Artesanais Solidários (ADEAS), de Joinville, Maria Lúcia Santana Correa, o apoio do Governo do Estado demonstra a valorização do trabalho artesanal, que garante o sustento de muitas famílias do Norte de Santa Catarina. “Os artesãos esperam esta época do ano com muita ansiedade, porque esta feira é uma janela para o Brasil e também para outros países”, explica.

A artesã de Joinville, Adelina da Silva, produz peças de tricô e crochê e é uma das pessoas que tem o artesanato como segunda fonte de renda. “Começou como um hobby e hoje me ajuda muito nas contas da casa”, garante. Adelina diz ainda que além de uma oportunidade de aumentar a renda, o espaço aproxima os artesãos e permite troca de conhecimento e experiência.

Estreante na feira, Mariette Bark, de Itapoá, expõe artigos feitos com pele de peixe curtida e tingida. Moradora de cidade litorânea, ela recolhe com os pescadores o seu principal material de trabalho, que após o beneficiamento, pode se tornar presilhas de cabelo, por exemplo. “A maioria das pessoas se surpreende quando digo que não é feito de couro. Eu vejo aqui uma ótima oportunidade de divulgar o meu trabalho, que é diferente”, afirma.

Em 2010, os artesãos movimentaram mais de R$ 24 mil em peças comercializadas durante os dias de exposição.

A Feira da Sapatilha possui 1.500m² de estandes e conta com 58 expositores, oferecendo uma série de opções de compras, lazer, alimentação e apresentações no Palco Aberto. O horário de funcionamento da feira é das 10h às 23h.

O Festival de Dança de Joinville tem o apoio do Governo do Estado, por meio do FunCultural e das secretarias de Desenvolvimento Regional de Joinville e de Turismo, Cultura e Esporte.

Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville.



 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar