Projeto que visa a reciclagem integral do peixe será aplicado em Itapoá Imprimir E-mail
Cultura
Seg, 11 de Maio de 2009 22:23

A partir de uma iniciativa de alunos e professores da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) e com o apoio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, foi realizada no último sábado (09), uma reunião no espaço da Feira de Artesanato de Itapoá localizada na Avenida André Rodrigues de Freitas.

A reunião foi a primeira, realizada em Itapoá, referente ao Projeto de Reciclagem Integral do Peixe.

O principal objetivo dos organizadores é incentivar a utilização da reciclagem do peixe no município de Itapoá, ministrando treinamentos voltados à gestão e ao empreendedorismo. Assim, o projeto auxiliará no processo de despoluição dos rios, em função dos resíduos da pesca jogados pelos pescadores. Além disso, o projeto visa incentivar e orientar na criação de associação para produção do artesanato, ministrar treinamento em gestão, finanças e empreendedorismo, visando a criação da associação e contribuir para a geração de emprego e renda às mulheres do Município.


As metas do projeto são as seguintes:
• Selecionar e cadastrar o grupo de mulheres que já fizeram o curso de curtimento da pele do peixe;
• Preparar cursos voltados à área de gestão;
• Realizar uma exposição e possível venda dos primeiros produtos produzidos, em data a ser agendada junto à Prefeitura de Itapoá.

Ações sociais:
• Proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice;
• Amparar crianças e adolescentes carentes;
• Promover gratuitamente assistência educacional ou de saúde;
• Promover a integração ao mercado de trabalho.

O primeiro encontro oficial do grupo está marcado para o próximo dia 05 de junho em local a confirmar, mas tudo indica que será na sede da Câmara Municipal de Itapoá. Tratar-se-á de um curso de finanças voltado a área artesanal. Segundo o Professor José Dionísio Kunze “Itapoá já é reconhecida como cidade de artesanato” e esse projeto visa desenvolver ainda mais esse segmento de suma importância no Município. Entre as atividades a serem desenvolvidas, se pretende fazer um intercâmbio de produtos artesanais, levando os produtos artesanais locais para serem expostos e vendidos fora de Itapoá. Um dos locais aonde os produtos serão expostos será o próprio campus da Univille, onde se tem um movimento aproximado de 10.000 pessoas por dia.

A idéia do projeto é das alunas do curso de Desenvolvimento Regional da Univille: Ivanilda A., Karla D. e Ângela N.

Espera-se que esse trabalho seja um sucesso e, no que depender da proposta, não tem como ser diferente.

 

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar