Bombeiros e Guarda-Vidas efetuam operação de resgate aquático na Ilha do cação Imprimir E-mail
Bombeiros
Dom, 22 de Março de 2015 22:02

Nesse sábado (21), a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionada pela Polícia Militar para efetuar um resgate no mar. O COPOM informou que havia um homem na Ilha do Cação, localizada a cerca de 800 metros da costa na praia de Itapema do Norte. Conforme informações, o homem estava sozinho, sem nenhum tipo de proteção térmica, alimento e sem condições de retorno a costa com meios próprios.

A vítima ficou aproximadamente 2h30min no local, até que seus familiares solicitassem apoio. Sobre a condição de muita chuva e ventos fortes, a vítima estava com outras 03 pessoas na ilha que utilizaram um caiaque para chegar até lá. Com a aproximação do final do dia e mudança das condições do mar, somente seus familiares conseguiram retornar a costa com a utilização do caiaque, e o outro homem não conseguiu retornar devido a falta de iluminação e mudanças nas condições do mar.

Após o acionamento a guarnição descolou até o local o ASU-369 e a Motonáutica Batuta III.

As chegarem ao local os bombeiros utilizaram a motonáutica para realizar o resgate, em virtude das dificuldades encontradas no local (chuva, falta de iluminação, tamanho das ondulações, rede próximo ao ponto de acesso e grande quantidade de pedras).

O piloto da motonáutica ficou a uma distância de aproximadamente 50 metros da ilha para o regatista efetuar o acesso pela água (nadando).

Chegando ao local os bombeiros encontraram a vítima consciente orientado com sinais de hipotermia.

Após a abordagem, a vítima recebeu um colete salva vidas e foi levado pelos bombeiros em nado de reboque até a motonáutica.

Após a guarnição juntamente com a vítima estarem seguras na Motonáutica Batuta III, os bombeiros efetuaram o retorno até a costa.

Chegando na areia a vítima foi reavaliada dentro do ASU-369 e constatado sinais de hipotermia. Com o reconhecimento de seu quadro a vítima foi aquecida e conduzida ao pronto atendimento de Itapoá para cuidados médicos.

A operação foi acompanhada pelo oficial Ronda de praia e também os militares que estavam de folga que foram auxiliar as equipes que estavam realizando o resgate.

Informações e fotos do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá, com adaptações do Diário de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar