Realizado o Treinamento do Sistema START em Itapoá Imprimir E-mail
Bombeiros
Seg, 02 de Dezembro de 2013 22:59

Realizado o Treinamento do Sistema Start em Itapoá.Nesse sábado (30), pela manhã, na Associação dos Servidores Públicos de Itapoá, foi realizado o Treinamento do Sistema START para os integrantes do Sistema de Emergência de Itapoá.

Essa foi uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Instituto Catarinense de Educação, para treinar os profissionais da área a agirem em emergências onde o número de vitimas seja maior que o de agentes de socorro.

A capacitação foi um sucesso, pois todos os presentes - por mais que apresentassem experiência na área - participaram e demonstraram grande interesse. Ao final, foram feitos comentários elogiando a iniciativa da Secretaria da Saúde e do Instituto. Em sua fala, o médico do PA 24 Horas, Alberto Bauer Filho, ressaltou que estava ali para aprender e falou da importância do treinamento para o Município.

Também estiveram presentes, a Polícia Militar, profissionais do Pronto Atendimento 24 Horas, da Secretaria Municipal de Saúde, da Defesa Cilvil, da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e colaboradores da Itapoá Saneamento.


Saiba mais sobre o START


Se a ocorrência supera a capacidade de resposta da guarnição do CB (Corpo de Bombeiros) que primeiro chegar ao local, inicia-se um processo de triagem para avaliar e tratar a maior quantidade possível de vítimas com potencial de recuperação. Se a guarnição se detém no atendimento de uma única vítima, todos os demais poderão não receber auxílio.

Atualmente, é o modelo adotado pela Associação de Chefes de Bombeiros do Estado da Califórnia nos Estados Unidos. START é a abreviatura de Simple Triage And Rapid Treatment   (Triagem Simples  e Tratamento Rápido).


Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itapoá, com informações do Corpo de Bombeiros e adaptação do Diário de Itapoá. Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá. 


 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar