Segue em ritmo acelerado as obras dos 9 novos postos guarda-vidas em Itapoá Imprimir E-mail
Bombeiros
Qua, 01 de Fevereiro de 2012 22:54

Andamento da construção dos novos postos guarda-vidasO Corpo de Bombeiros Militares de SC, em parceria com a Vereadora Márcia Soares (PSDB), e através da Associação de Bombeiros Comunitários de Itapoá, conseguiu recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, por intermédio do Deputado Estadual Nilson Gonçalves (PSDB), para o fortalecimento da Segurança dos balneários de Itapoá , com a construção de nove novos postos ecológicos.

Com um convênio no valor de R$ 110 mil para a construção de nove unidades de postos guarda-vidas e a reforma dos já existentes, a cidade de Itapoá irá, praticamente, triplicar sua capacidade instalada de postos de observação com infraestrutura adequada e, assim, oferecer melhores condições de trabalho aos guarda-vidas, além de ampliar a segurança dos banhistas, já que os novos postos guarda-vidas possuem dois pavimentos, proporcionando um campo de observação mais amplo.

Conforme o comandante dos bombeiros de Itapoá, 2º Sargento Emerson Jorge da Luz, atualmente muitos guarda-vidas trabalham em guarda-sóis, devido à falta de postos. “Era uma prioridade construir novos postos de observação em Itapoá e, através dessa verba viabilizada pela vereadora Márcia Soares, Deputado Nilson Gonçalves, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) e Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapoá, estaremos fortalecendo significativamente a segurança dos banhistas em Itapoá, e o conforto no trabalho aos guarda-vidas”, comenta o Sargento Luz.


"Nosso antigo posto estava em péssimo estado de conservação. Estamos muito satisfeitos com os novos postos, pois agora temos melhores condições de trabalho.",  comenta o guarda-vidas Donato, em escala no novo posto de observação no balneário Palmeiras.

Vereadora Márcia e guarda-vidas Donato no posto PalmeirasPara a vereadora Márcia Soares, os guarda-vidas civis realizam um trabalho fundamental e garantem a segurança de milhares de banhistas em nossos balneários. "A nossa praia é muito extensa e os guarda-vidas de Itapoá precisam patrulhar uma grande área, maior inclusive que nas praias do Paraná, por exemplo. Eles trabalham 12 horas por dia, com um intervalo de 1 hora para almoço. Não bastasse a dureza do trabalho, imaginem ficar todo esse tempo em baixo de um guarda-sol, sem banheiro e na areia da praia. Além disso, eles precisam estar sempre alertas e em ótimo preparo físico para os salvamentos. Apesar de tudo, são jovens muito animados e com o espírito de salvar vidas e fazer o bem, indo além do dever do trabalho. Por tudo isso, eu os considero verdadeiros heróis e procuro apoiar os guarda-vidas e bombeiros, buscando angariar verbas estaduais e federais para financiar os projetos de interesses locais. Assim, após contato com os bombeiros, desenvolvemos um projeto para a construção de nove novas unidades de postos guarda-vidas e para a reforma dos outros postos já existentes. O recurso foi garantido pelo nosso Deputado Estadual Nilson Gonçalves, que não mediu esforços para viabilizar esse convênio, indo pessoalmente falar com o Governador Raimundo Colombo. Portanto, esse recurso da construção dos postos é unicamente estadual, sem a participação da Prefeitura.”, comenta a vereadora Márcia Soares. 


A vereadora diz esperar, agora, que o Município garanta a manutenção desses postos. Segundo ela, bem cuidado, tais postos podem durar mais de 10 anos, pois foram feitos com madeira tratada e com garantia de durabilidade. “Também buscaremos desenvolver um projeto de parceria público privado no sentido de garantir a manutenção dos postos guarda-vidas, mas isso precisa ser melhor analisado, no sentido da legalidade dessa iniciativa”, explica a Vereadora.


Márcia, ainda, agradece a todos que colaboraram. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que colaboraram e foram fundamentais nesse projeto. Ao Eder Eloy Kwiatkowski, Presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários que de forma voluntário está executando um excelente trabalho para o fortalecimento da segurança pública nas nossas praias. Agradecemos também aos Bombeiros Militares de Itapoá, através dos bombeiros Luis Alberto Leitemberg, Emerson Jorge Luz, Paulo Sérgio Baptista Santos e Carlos Rudinei Ribeiro pelos esforços para a realização do projeto e da execução das obras, ao Administrador Francisco Soares que ajudou na confecção e assessoria administrativa ao projeto dos novos postos, aos escritórios de contabilidade Prats e também ao escritório de contabilidade Âncora. Ambos foram fundamentais para a agilidade no levantamento da documentação, e não mediram esforços para que tudo desse certo com os documentos exigidos para o estabelecimento do convênio. Ao arquiteto Geraldo Weber, que através de seu escritório desenvolveu as plantas e o memorial descritivo da obra, sendo o arquiteto responsável do empreendimento. Agradecemos também ao gerente da Caixa Econômica Federal, Marcos Aurélio de Mello, que auxiliou a entidade em um momento decisivo, pois no último dia de levantamento da documentação apareceu uma pendência que só poderia ser resolvida em Florianópolis, porém Marcos ficou após o horário do seu expediente e através de seus contatos conseguiu liberar o documento pendente. Agradecemos aos materiais de construção pela agilidade nos orçamentos, pois tínhamos prazos bem apertados. Agradecimento ao Presidente da Associação dos Guarda Vidas de Itapoá, Elvis Pinheiro, pelo acompanhamento dos trabalhos e prestatividade na solução de problemas.Também agradecemos a empresa contratada, que antecipou a compra da madeira para dar mais agilidade na construção dos postos. E, por fim, um agradecimento especial ao Deputado Estadual Nilson Gonçalves, que foi pessoalmente falar com o Governador Raimundo Colombo, para garantir a desvinculação e repasse do recurso para Itapoá. Diversas outras cidades e associações tentaram, porém muito poucas foram contempladas. Enfim, foram muitas pessoas envolvidas, mas graças a Deus deu tudo certo. Aprendi uma lição muito importante, em que há muitas pessoas dispostas a ajudar e fazer o bem pela coletividade. É esse espírito que precisamos fortalecer cada vez mais em nossa querida Itapoá” conclui.


Andamento das obras

Dos nove postos previstos, três já estão prontos e sendo utilizados, e o quarto posto está em fase final de construção. A previsão para a construção dos demais é de aproximadamente quatro dias úteis por posto. Para o Presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapoá, Eder, a vontade dos bombeiros e guarda-vidas era de que todos os postos já estivessem prontos antes mesmo da temporada começar, porém devido ao excesso de burocracia para a liberação do convênio, isso acabou não sendo possível. “Fizemos tudo o que podíamos para agilizar o processo de liberação do recurso, inclusive indo diversas vezes na Secretaria de Desenvolvimeto Regional em Joinville, acompanhando a vereadora Márcia e o Cabo Leitemberg, mas existem prazos que não dependiam da atuação da Associação.”, comenta. Ele completa, dizendo que ficou muito contente que todo o esforço pela viabilização da verba valeu à pena, visto que muitas cidades e associações não tiveram a mesma sorte. “Foi decisiva a participação da vereadora Márcia no desenvolvimento do projeto, justificativa, documentação e auxílio na regularização da associação, além da ajuda do Deputado Nilson Gonçalves que fez jogo duro na SDR para garantir a verba para Itapoá”, finaliza Eder.


Confira abaixo os locais e fotos dos postos até o momento já instalados:


Posto 1: Localizado na Rua 460, próximo ao condomónio Villas Boas na Barra do Saí


Posto 2: Localizado na Rua 1960, no Bal. Palmeira.


Posto 3: Localizado na Rua 370, próximo ao Besen, na entrada da cidade na Barra do Saí.


Posto 4: Localizado na Rua 1750, entre o Hotel Continental e o Bal. Palmeira em Itapoá.


“Estamos muito contentes com a construção dos novos postos guarda-vidas, pois poderemos dispor de melhores condições de trabalho. Além dos dois políticos envolvidos diretamente no projeto, devemos também agradecer ao Porto Itapoá pelo patrocínio dos uniformes. É nesse espírito de parceria que devemos buscar as melhorias necessárias para a nossa classe e nossa cidade.”, relata o Presidente da Associação dos Guarda-Vidas de Itapoá, Elvis Pinheiro. “Ficou muito melhor trabalhar no novo posto, pois temos mais conforto, ficamos abrigados da chuva e do vento. Parabéns aos responsáveis pelo projeto”, diz o guarda-vidas Donato, do novo posto já em funcionamento no balneário Palmeiras.


Reunião para o planejamento das obras foi realizada em novembro

Em reunião realizada no dia 03 de novembro de 2011, foi tratada da instalação das nove novas unidades de postos de salvamento aquático em Itapoá. Essa reunião foi promovida pelo gabinete da vereadora Márcia Soares na Câmara Municipal de Itapoá e teve como pauta a definição dos locais onde seriam instaladas essas unidades e sobre a reforma de outros dez postos, bem como os critérios para a escolha desses locais, as questões ambientais envolvidas em construções à beira mar, as especificações técnicas do projeto, a apresentação dos orçamentos e a ideia da criação de um projeto denominado “Adote um Posto”.

Conforme explanado pela vereadora Márcia, na ocasião, Itapoá apresenta um sério déficit de postos guarda-vidas, tanto em qualidade quanto em quantidade. “É preciso o engajamento de toda a comunidade para a questão do salvamento aquático em Itapoá”, disse ela.


Conforme discutido em reunião, os critérios para a escolha levaram em consideração 4 fatores:
- concentração de banhistas;
- distância entre postos;
- estatística de arrastamentos e afogamentos realizada pelos bombeiros;
- questão da erosão costeira.
O processo erosivo, inclusive, foi um tema de destaque, pois muitos postos de observação conhecidos como “cadeirões” foram levados pelo mar no último ano em virtude do acentuado processo erosivo da orla.


Os locais dos novos postos são:
1° Rua 40, próximo ao posto da Barra do Saí
2° Rua 370, próximo ao Besen, na entrada da cidade na Barra do Saí
3° Rua 460, próximo ao condomónio Villas Boas na Barra do Saí
4° Balneário Cambijú
5° Terceira Pedra em Itapema do Norte
6° Rua 960, próximo à pista de skate e da entrada do hospital
7° Rua 1670, na mesma rua da Escola Frei Valentim em Itapoá
8° Rua 1750, entre o Hotel Continental e o Bal. Palmeira em Itapoá
9° Rua 1960, no Bal. Palmeira.

Também serão reformados os postos do Nils, Tia Cida, Pérola, Rainha, Côlonia, Kojake, entre outros cadeirões.

Orçamento
Foi apresentado o orçamento unitário e total para os postos e para a reforma dos postos já existentes. O menor preço para a construção de cada posto ecológico foi de R$ 11,5 mil.

Verba
Trata-se de uma verba estadual, viabilizada pelo Deputado Nilson Gonçalves (PSDB) no valor de R$ 110.000,00 para o município de Itapoá. O projeto técnico e o pedido da verba foi feito pela vereadora Márcia Soares, em favor da Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapoá, presidida pelo Bombeiro Comunitário Eder. Além disso, o projeto contou com a colaboração de todos os Bombeiros Militares de Itapoá, especialmente do Cabo Leitemberg, soldado Paulo e soldado Rudinei que ajudaram na organização dos documentos, coleta e repasse de informações para a elaboração do projeto técnico. A Associação dos Guarda-Vidas Civis de Itapoá, através de seu presidente, Elvis Pinheiro, também auxiliou na viabilização do projeto.


Banheiros nos novos postos


Outro ponto em discussão foi a questão dos banheiros. Há um impedimento da Prefeitura de Itapoá para a instalação de banheiros nos novos postos guarda-vidas. Conforme a Prefeitura, trata-se de uma questão de legalidade. Já para o Grupo de Salvamento Aquático de Itapoá, a inclusão dos banheiros nos postos é de suma importância. “Trabalhamos 12h por dia e nenhum guarda-vidas gosta de ficar pedindo para usar o banheiro de comércios próximos aos postos. Não da para entender como as outras praias constroem postos com banheiro e só em Itapoá isso não é possível. Além disso, existe a Resolução n° 369 de 28 de março de 2006 do CONAMA que garante a instalação dos banheiros nos postos guarda-vidas, por se tratar de um serviço essencial”, comenta Elvis Pinheiro.

A reunião contou com a presença do vereador Jeferson Garcia (PMDB), que fez contribuições nas discussões e comprometeu-se em apresentar um Projeto de Lei com a vereadora Márcia, para legalizar a ideia de comerciantes ajudarem efetivamente os postos guarda-vidas.
O Porto Itapoá, representado por Alberto Machado, também esteve presente na reunião e participou das discussões em pauta.


Apresentação do projeto dos novos Postos Ecológicos

- Clique aqui para abirir a apresentação.


O projeto dos postos ecológicos tem como objetivo proporcionar aos guarda-vidas civis, um local adequado de trabalho, em que possam desenvolver as atividades de prevenção e educação sobre os perigos do mar. Além disso, o projeto ecológico visa diminuir o impacto ambiental proporcionado por construções em alvenaria, na orla de Itapoá. Estes espaços permitem que os guarda-vidas desenvolvam o seu trabalho preventivo e educativo em local adequado, proporcionando qualidade de trabalho aos mesmos, além de segurança aos veranistas e turistas que frequentam nossos balneários durante a temporada de verão.


Matéria relacionada:

- Reunião dessa quinta-feira (03) tratou da instalação de 09 novas unidades de postos de salvamento aquático em Itapoá

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar