Reunião dessa quinta-feira (03) tratou da instalação de 09 novas unidades de postos de salvamento aquático em Itapoá Imprimir E-mail
Bombeiros
Ter, 08 de Novembro de 2011 09:11

Reunião novos postos guarda-vidas em ItapoáUma reunião promovida pelo gabinete da vereadora Márcia Soares (PSDB), realizada na última quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Itapoá, teve como pauta a definição dos locais onde serão instalados as 09 novas unidades de postos guarda-vidas em Itapoá e a reforma de outros 10 postos , os critérios para a escolha desses locais, as questões ambientais envolvidas em construções a beira mar, as especificações técnicas do projeto, a apresentação dos orçamentos e a ideia da criação de um projeto denomidado “Adote um Posto”.


Conforme explanado pela vereadora Márcia, atualmente Itapoá apresenta um sério déficit de postos guarda-vidas tanto em qualidade quanto em quantidade. “É preciso o engajamento de toda a comunidade para a questão do salvamento aquático em Itapoá. O trabalho dos guarda-vidas é de fundamental importância para a segurança dos banhistas nas prais. O serviço é duro, pois os guarda-vidas trabalham 12h por dia e sem praticamente nenhum direito trabalhista. Também tem a questão dos perigos do ofício. Como se não bastasse os meninos tem que trabalhar em locais sem as mínimas condições. Por isso a necessidade de novos postos guarda-vidas”.


Outro ponto levantado foi a questão da localização dos novos postos guarda-vidas. Conforme discutido em reunião, os critérios para a escolha levou em consideração 4 fatores:
- concentração de banhistas;
- distância entre postos;
- estatística de arrastamentos e afogamentos realizada pelos bombeiros; e
- questão da erosão costeira.

Foi dado destaque na discussão sobre o processo erosivo, pois muitos postos de observação conhecidos como “cadeirões” foram levados pelo mar no último ano em virtude do assentuado processo erosivo da orla.

Os locais dos novos postos são:
1° Rua 40, próximo ao posto da Barra do Saí
2° Rua 370, próximo ao Besen, na entrada da cidade na Barra do Saí
3° Rua 460, próximo ao condomónio Villas Boas na Barra do Saí
4° Balneário Cambijú
5° Terceira Pedra em Itapema do Norte
6° Rua 960, próximo à pista de skate e da entrada do hospital
7° Rua 1670, na mesma rua da Escola Frei Valentim em Itapoá
8° Rua 1750, entre o Hotel Continental e o Bal. Palmeira em Itapoá
9° Rua 1960, no Bal. Palmeira

Também serão reformados os postos do Nils, Tia Cida, Pérola, Rainha, Côlonia, Kojake, entre outros cadeirões.

Orçamento
Foi apresentado o orçamento unitário e total para os postos e para a reforma dos postos já existentes. O menor preço para a construção de cada posto ecológico será de R$ 11.500,00. O prazo de entrega das obras está estimada para o dia 31 de dezembro de 2011.

Verba
Trata-se de uma verba estadual, viabilizada por uma emenda parlamentar do Deputado Nilson Gonçalves (PSDB) no valor de R$ 110.000,00 para o município de Itapoá. O projeto técnico e o pedido da verba foi feito pela vereadora Márcia Soares, em favor da Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapoá, presidida pelo Bombeiro Comunitário Sr. Eder. Além disso, o projeto contou com a colaboração de todos os Bombeiros Militares de Itapoá, especialmente do Cabo Leitemberg, soldado Paulo e soldado Rudinei que ajudaram na organização dos documentos, coleta e repasse de informações para a elaboração do projeto técnico. A Associação dos Guarda-Vidas Civis de Itapoá, através de seu presidente Sr. Elvis também auxiliou na viabilização do projeto.

Entenda como funciona a questão das Emendas Parlamentares
Um dos componentes do orçamento público são os recursos nominalmente identificados ou, como é mais popularmente conhecida, as Emendas Parlamentares. As Emendas Parlamentares são os recursos reservados aos parlamentares para serem direcionados as suas regiões sob a forma de projetos de desenvolvimento. Esses recursos por se tratarem de pleitos de parlamentares têm uma atenção prioritária, pois, refletem na melhoria dos serviços públicos prestados à população e contribuem para o estabelecimento de uma relação equilibrada de forças políticas.

Banheiros nos novos postos
Outro ponto em discussão foi a questão dos banheiros. Há um impedimento  da Prefeitura de Itapoá, para a instalação de banheiros nos novos postos guarda-vidas. Conforme a Prefeitura, trata-se de uma questão de legalidade. Já para o Grupo de Salvamento Aquático de Itapoá a inclusão dos banheiros nos postos é de suma importância. “Trabalhamos 12h por dia e nenhum guarda-vidas gosta de ficar pedindo para usar o banheiro de comércios próximos aos postos. Não da para entender como as outras praias constroem postos com banheiro e só em Itapoá isso não é possível. Além disso, existe a Resolução n° 369 de 28 de março de 2006 do CONAMA que garante a instalação dos banheiros nos postos guarda-vidas, por se tratar de um serviço essencial”, comenta o Sr. Elvis Pinheiro.

Por fim, foi discutido a aplicação do FUNREBOM em Itapoá e a Lei Municipal n° 50/2005.

A reunião contou com a presença do vereador Jeferson Garcia (PMDB), que fez contribuições nas discussões e comprometeu-se em apresentar um Projeto de Lei com a vereadora Márcia, para legalizar a ideia de comerciantes ajudarem efetivamente os postos guarda-vidas.

O Porto Itapoá, representado pelo Sr. Alberto Machado, também esteve presente na reunião e participou das discussões em pauta.

Confira a apresentação completa com os locais dos novos postos, desenvolvida pela acadêmico em administração pública Francisco Soares.

Clique aqui para abirir a apresentação.


Apresentação do projeto dos novos Posto Ecológicos


O projeto dos postos ecológicos tem como objetivo, proporcionar aos guarda-vidas civis, um local adequado de trabalho, em que possam desenvolver as atividades de prevenção e educação sobre os perigos do mar. Além disso, o projeto ecológico visa diminuir o impacto ambiental proporcionado por construções em alvenaria, na orla de Itapoá. Estes espaços permitem que os guarda-vidas desenvolvam o seu trabalho preventivo e educativo em local adequado, proporcionando qualidade de trabalho aos mesmos, além de segurança aos veranistas e turistas que frequentam nosso balneário durante a temporada de verão.

Os postos de guarda-vidas são locais de observação em que os guarda-vidas civis trabalham nas temporadas de verão. A construção dessas estruturas é muito importante para garantir a segurança aos veranistas e turistas que frequentam Itapoá durante a temporada.


Confira o modelo computacional para os postos ecológicos


Confira a construção de dois já existentes postos ecológicos em Itapoá



Fotos da reunião do dia 4 de novembro de 2011


Fotos dos locais em que serão instalados os novos postos


Fotos do atual estado dos postos

Última atualização em Qui, 10 de Novembro de 2011 11:09
 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar