Corpo de Bombeiros divulga relatório com os atendimentos de destaque nos últimos dias de janeiro Imprimir E-mail
Bombeiros
Qua, 02 de Fevereiro de 2011 09:38

Por volta das 16h00min do último domingo (30), o jovem Valdecir da Luz Ferreira relatou que teve uma queda quando corria na praia e sofreu uma suspeita de fratura no ombro esquerdo. Após avaliações, ele foi conduzido e entregue sem agravo no quadro clínico para a equipe médica de plantão.


Nessa segunda-feira (31), por volta das 16h15min, os socorristas do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá auxiliaram a menor Tatiana Rosalina da Costa, de 15 anos, moradora do bairro Itaum em Joinville. Tatiana banhava-se na praia de Itapema do norte, próximo à 3ª Pedra, quando foi atingida por uma água-viva. No local, os socorristas constataram que ela teve uma queimadura na perna esquerda, bem como uma reação alérgica devido ao contato com a água-viva. No momento do socorro, ela apresentava dificuldade respiratória e inchaço no local da lesão. Os bombeiros aplicaram curativo com acido acético 4% (vinagre). Após, a conduziram até o PA (Pronto Atendimento), onde ela foi entregue à equipe médica de plantão e apresentou melhora do seu quadro clínico.


Ainda nessa segunda-feira (31), por volta das 21h00min, os socorristas atenderam a um caso de parada cardíaca na rua 1.650, esquina com a Rua Laranjeiras, no centro de Itapoá. A vítima, Rosimara Aparecida da Maia, 44 anos, apresentava ausência de sinais vitais e respiratórios. Imediatamente, foram iniciadas manobras de reanimação cardiopulmonar até a chegada da unidade do SAMU, quando ela foi analisada com o auxílio do aparelho D.E.A. (desfibrilador externo automático). Por aproximadamente 40 min, foi realizada a manobra em residência. Após, em deslocamento na condução ao PA, onde foi entregue à equipe médica. Após 01h15min de procedimentos na tentativa de reversão do quadro, foi constatado o óbito de Rosimara,  às 21h30min, pelo médico Walcir Paulo Francis, plantonista local.



ATENÇÃO


Devido às chuvas e aos ventos favoráveis, as praias de Itapoá estão apresentando vários pontos com água-viva, também conhecida popularmente como mãe d'água. Orienta-se que os banhistas evitem contato, pois isso pode gerar reações alérgicas, provocando fortes dores e até mesmo parada respiratória. Caso seja atingido por esses organismos marinhos, orienta-se que aplique acido acético 4% (vinagre de cozinha) e se faça a raspagem da região atingida com as costas de uma lâmina sem fio. Além disso, é recomendável que se procure os guarda-vidas e/ou o corpo de bombeiros.


O Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá comunica, também, que nessa quinta-feira (03), iniciar-se-á, em frente ao posto Colônia, na colônia de pescadores, mais uma turma do "Projeto Golfinho", que orienta crianças e adolescentes sobre ações de prevenção e sobre os comportamentos da vida marinha e das praias. Convidamos a população em geral para participar desse projeto, que tem parceria da Unimed e do Corpo de Bombeiros Militar de SC.


Informações do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá.

 

Adicionar comentário

Política de Comentários DI

Ao efetivar um comentário, o internauta concorda com a nossa política de moderação.


Código de segurança
Atualizar